quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Lógica instável


Normalmente eu gosto de sentenças com lógica intrincada e de paradoxos. Mas numa questão de múltipla escolha de prova não é tão divertido.

Eram 4 alternativas:
a) bla bla bla
b) mimimi coisa e tal
c) somente a alternativa 'a' está correta
d) as alternativas 'a' e 'b' estão corretas.

Imagine que a sentença do item 'a' é verdadeira e a do 'b' é falsa. Bom, se é o caso, a 'd' certamente é falsa, mas o que acontece com o item 'c' ??

Por enquanto eu sei que somente a 'a' é verdadeira que é justamente o que é expresso no item 'c', logo ele é verdadeiro também. Mas aí não é mais somente a 'a' que é verdade, e isso nega o item 'c'. Ao fazer isso retorno à situação em que a 'a' é a única verdadeira.

Enfim, qual o valor lógico do item 'c'? A cada vez que eu tento descobrir ele muda de valor!! Cada vez que eu avalio seu estado ele alterna. Isso tem cara de mecânica quântica. Eu tou fora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário